Sobre

Rodrigo Guerra é Auditor Fiscal da Receita Federal, atuando no atendimento direto ao público no Plantão Fiscal, e acredita que o principal caminho para diminuir a desigualdade sócio-econômica no Brasil é difundir a educação.

O Blog do Guerra (BdG) foi criado em 4-jan-2011 como uma iniciativa inserida neste contexto de difundir a educação na área tributária.

Na área tributária, é preciso difundir  o que são tributos, para que servem, e qual a legislação prática aplicável ao caso específico do cidadão.

Através do maior conhecimento das regras práticas a que está sujeito, o cidadão é capaz de, em primeiro lugar, evitar erros bobos (que em matéria de tributação significa multa, juros e cabelos brancos a mais) e, em segundo lugar, desenvolver uma visão crítica dos eventos que determinam a injustiça fiscal atual do país.

Se você achou interessante a abordagem, veja também o trabalho merecedor de Menção Honrosa no Prêmio Criatividade e Inovação Scöntag 2010, realizado pela Receita Federal e organizado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), cuja prática pode ser aproveitada no relacionamento dos órgãos públicos em geral com o cidadão. Considerando que todo órgão público possui legislação específica de regência, é importante que exista um serviço de orientação direcionado ao cidadão leigo.

O título do trabalho é “Plantão Fiscal: Excelência na Orientação, Rumo à Auto-Regularização”.

A íntegra do trabalho se encontra no link abaixo:

http://www.esaf.fazenda.gov.br/esafsite/premios/schontag/Monografias_premiadas_arquivos/2010/Mencao_HONROSA_Rodrigo_Emanuel_Clemente_Guerra.pdf

O Pensador

Quando se tem a informação, o difícil fica fácil

Contatos:

email: blogdoguerra@gmail.com

formulário:

 

 

Termos de uso

Todo e qualquer conteúdo que for provido pelos usuários poderá passar por prévia moderação e somente será publicado no blog após aprovação. Os responsáveis pelo blog reservam-se o direito de pré-selecionar, rever, marcar, filtrar, recusar ou remover qualquer conteúdo que faça alusão a termos considerados de qualquer modo ofensivos ou que infrinjam a legislação.

O usuário concorda que, vindo a ser publicado o conteúdo por ele indicado, será o usuário o único responsável pelo mesmo e que os responsáveis pelo blog não têm qualquer responsabilidade perante o usuário ou terceiros por qualquer conteúdo que crie, transmita ou visualize enquanto utiliza os serviços do blog.

IMPORTANTE: As informações postadas neste Blog são retiradas das fontes respectivas, devendo ser usadas por livre vontade e exclusiva responsabilidade do usuário, que deve verificar a atualidade nas páginas-fonte. O objetivo não é substituir os órgãos que prestam os serviços, e sim facilitar a compreensão do cidadão, em especial sobre os complexos temas da Tributação e da Cidadania.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Copyright 2011-2012 | Todos os direitos reservados
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual  CC BY-NC-SA
%d blogueiros gostam disto: