Carta Aberta aos estudantes de Engenharia das Universidades Federais

Me formei em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos (1999 – 2004), e lá recebi a formação que me deu chance de passar no concorridíssimo concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal em 2006.

Espero que vocês reconheçam o valor da qualidade do ensino público e que esta deve ser mantida – o que necessariamente passa pela valorização do Professor Universitário, um tipo muito especial de Servidor Público.

Quando estava na graduação, enfrentei duas greves, tinha dificuldade de entender o discurso dos técnicos de laboratório da época: “Os alunos passam, nós e os professores ficamos. Precisamos lutar pelos nossos direitos”. Hoje, sendo servidor público em outra área, entendo perfeitamente o que eles diziam.

O governo atual sistematicamente tem ignorado os pleitos dos servidores públicos, alegando falta de recursos, quando existe recurso para benefícios fiscais a montadoras que repassam seus lucros para as matrizes em crise no exterior[1], quando existe recurso para fazer e refazer obras por conta da Copa do Mundo e Olimpíadas [2], pagando juros da dívida a banqueiros [3], quando existe recurso para aceitar a Lei Geral da Copa (ou seria lei da FIFA??)[4],distribuindo benesses que não saem de graça, saem do bolso de alguém: de todos nós cidadãos brasileiros. Pois o dinheiro gasto com estas coisas todas reduz o valor a ser empregado nos serviços públicos – e vocês estão sentindo a falta de recursos na Educação Superior das Instituições Federais de Ensino.

Vocês, que são estudantes de faculdades e universidades públicas, têm obrigação de compreender a importância do que lhes é oferecido. A importância de um SERVIÇO PÚBLICO que, para acontecer com qualidade, depende de toda uma estrutura do Estado Brasileiro, com o adequado recolhimento de impostos que é revertido na forma do Ensino, Pesquisa e Extensão das Universidades Federais. A importância de oferecer democraticamente oportunidade a qualquer pessoa que tenha capacidade, e não que apenas tenha dinheiro para pagar a mensalidade.

Não se deixem levar pela cegueira propalada pela mídia, que segue a determinação dos mais influentes agentes do setor privado tanto para desmoralizar o Servidor Público quanto para diminuir a atuação do Estado – e abrir mais ‘mercados’ para a iniciativa privada, pouco se importando com quem pode e quem não pode pagar os serviços.

Considerem também a liberdade de projetos de pesquisa e grade disciplinar que as Universidades Públicas têm – situação muito diferente das pesquisas desenvolvidas em Universidades privadas.

Por tudo isso, peço paciência e compreensão com a greve dos professores, e se possível até apoio – uma palavra amiga, um ‘eu entendo’, um apoio no Facebook, serão suficientes, acredito.

A luta deles se reflete diretamente na qualidade da educação que vocês recebem, e que eu recebi.

PS: Não sou filiado a partido político, nem professor algum pediu para que eu escrevesse. De livre iniciativa, busco passar percepções de quem já passou pela situação que vocês se encontram agora.

+++

Links / referências

[1] http://www.cartacapital.com.br/economia/montadoras-incentivo-no-brasil-cobre-prejuizo-no-exterior/ – Matéria da Carta Capital mostra que o benefício a montadoras é repassado às matrizes em crise no exterior
[2] http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=velodromo-do-rio-que-custou-r-14-milhoes-sera-demolido-04024E1B3062D4C92326 – Matéria do UOL mostra que um velódromo milionário será demolido para … fazer outro velódromo!
[3] http://www.auditoriacidada.org.br/ – Em 2012, os gastos com a divida pública chegam a 54% do gasto federal. O que sobra para o ‘resto’ (educação, segurança, previdência, saúde, serviços públicos)

Anúncios
. .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Copyright 2011-2012 | Todos os direitos reservados
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual  CC BY-NC-SA
%d blogueiros gostam disto: