Homenagem a Ayrton Senna – um exemplo de comprometimento e cidadania

[fiz este post em março de 2012, fixo no topo do blog em homenagem aos 20 anos de seu falecimento]

Ayrton Senna foi, na minha opinião – e na de vários pilotos incluindo Michael Schumacher – o melhor piloto de todos os tempos. Não apenas por ter sido 3 vezes campeão mundial, mas por ter feito coisas que dificilmente algum piloto fará.

Neste post, ao invés de escrever sobre ele, indico  materiais (livros, vídeos, entrevistas, DVDs) que mostram bem porque ele se destacava tanto diante de outros pilotos.o.

Para mim, em poucas palavras, ele é o exemplo de que comprometimento, dedicação, criatividade e força de vontade são o caminho para grandes realizações – e inclusive vencer interesses políticos, como o conflito do Campeonato Mundial de F1 em que o Ballestre tirou-lhe o título de 89 por desclassificar-lhe na prova de Suzuka – mas que Senna venceu em 90, no mesmo autódromo japonês.

Para entender a genialidade de Senna em 40 segundos, a prova do circuito inglês de Donnington Park de 1993 mostra muito bem do que ele era capaz. Dificilmente algum piloto conseguira pular de 5º para 1º, na 1ª volta, sob forte chuva, nos dias de hoje.

.

.

Mas Senna não foi apenas um grande piloto. Poderia ter passado a viver fora do Brasil, e ignorar as mazelas de nosso país, mas a sua preocupação com aqueles que não têm oportunidade de desenvolvimento o levariam a planejar um instituto, projeto interrompido por sua morte prematura – mas abraçado por sua irmã, Viviane Senna, no atual Instituto Ayrton Senna. É um exemplo real de cidadania (como comentado neste post).

Por tudo isto, diante deste exemplo de profissionalismo em seu ofício, e mais do que isso, de cidadania diante das conquistas proporcionadas pelo seu profissionalismo, é que rendemos esta homenagem ao herói brasileiro Ayrton Senna.

.

Galeria de Imagens

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

Senna em 6 minutos

Vitória fantástica em Donnington Park, em 1993, resume a genialidade de Senna – matéria do Fantástico de 6 minutos.

.

.

Tributo ao Senna pela BBC de Londres

Programa “Top Gear” legendado em Português BR

.

.

Continuação – entrevista BBC Lewis Hamilton dirigindo McLaren de Senna

.

.

Senna antes dos campeonatos mundiais

Entrevista com a TV Cultura. Interessante ver as provocações dos jornalistas em temas espinhosos. Este link é da parte 1, buscar até a parte 4 para ver a entrevista completa.

.

.

Senna em documentários

.

Direito de Vencer – Documentário de 2004. Gosto deste documentário por ele ter entrevistas com Damon Hill, Gerhard Berger e, especialmente, Alain Prost – sem que este seja demonizado como normalmente gostam de fazer.

.

Senna – filme documentário premiado, do diretor Asif Kapadia, 2010.

 

documentário

 

.

Senna em livros

.

Livro Ayrton Senna Uma Lenda a Toda Velocidade: Livro feito com contribuição de conteúdo da família de Senna, muito completo, recehado de materiais e réplicas, com informações desde o começo da carreira de Senna

ayrton-senna-livro-uma-lenda-a-toda-velocidade-formula-1-3633-MLB4854881970_082013-F livro

 

.

Este livro PILOTOS é muito interessante, pois conta a história de vários pilotos, desde os mais antigos até 2009. Assim, é possível ter uma visão em perspectiva do esporte Fórmula 1, das lendas de um tempo artesanal (e perigosíssimo) em que Fangio (lenda viva que dispensou Enzo Ferrari) e Brabham (único piloto a vencer um campeonato mundial tendo a sua própria equipe) se sagraram – e inclusive os feitos de Fittipaldi para quem não conhece. Ou seja, apesar de não ser apenas sobre Senna, abre a visão do que é ser um piloto de fórmula 1 bem sucedido.

pilotos

.

Walpapers e Imagens para salvar

.

.

PS: Coloquei links direcionando para lojas para facilitar a identificação dos livros e dvds, não recebi qualquer vantagem a título de publicidade.

PS 2: Alguns podem questionar: o que o Senna tem a ver com o tema do Blog? Tudo. Que bom seria se todos agissem com profissionalismo no seu trabalho, sejam servidores públicos, sejam contribuintes, sejam contadores e advogados, e além disso exercessem a cidadania como ele exerceu, deixando um legado como o Instituto Ayrton Senna.

.

Anúncios
. .

Comments

  1. Antônio Guerra says:

    Rodrigo, parabéns.

    Está ótimo.

    Antônio Guerra
    ****************

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Copyright 2011-2012 | Todos os direitos reservados
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual  CC BY-NC-SA
%d blogueiros gostam disto: