Estupro no BBB – muito além da TV lixo

Mulheres não são estupradas porque estão drogadas, embriagadas, se vestem de maneira provocante ou foram descuidadas. Mulheres são estupradas porque alguém as estuprou!

.

[obs inicial: cada texto em laranja é um link com outro texto referência para este]

Por quê insistir nesse caso de estupro já com repercussão internacional?

Minha vó esfregava a cara do gato na merda que ele fez fora da caixa. Dizia que uma vez feito isso, não acontecia outra vez.

Mas muitos dirão: ei, eu não estuprei! E nem sabemos se houve estupro! Mas assumiu a posição de BY-STANDER (ver definição ao final do post). Aquele que vê o errado acontecer e não faz nada. Não sente nada. Ou minimiza para fingir que não aconteceu e não estragar o seu céu cor-de-rosa …

A reação natural ao ESTUPRO é nojo, ódio, revolta, ânsia, um soco na boca do estômago que faz querer evitar a todo custo que isso aconteça, seja com quem for. Quem não tem uma reação dessas certamente tem algum desequilíbrio.

Não interessa onde ocorreu, se foi um estupro “corretivo” contra lésbicas, ou estupro humilhante de homens contra homens na África para subjugar uma etnia, ou se foi um estupro televisionado pela Globo em horário nobre.

O simples fato do assunto ESTUPRO ser tocado deveria desencadear esta sequência de emoções desagradáveis.

Mas isso não aconteceu com muitas pessoas.

Por isso mesmo o fato do estupro do BBB é tão alarmante: muitas pessoas tiveram uma reação mais espontânea contra a sua liberdade de assistir um “programa de televisão [lixo]” do que o nojo contra o estupro ….

E este é o grande problema da nossa sociedade hoje, somos BY-STANDERS que toleram horrores banalizados sem fazer nada, sem sentir nada. Acompanhamos um estupro na tv, acompanhamos assédio moral no trabalho, acompanhamos racismo nas ruas, pobreza, miséria, corrupção, privilégios não reconhecidos,  intolerância e outros tipos de violência contra a dignidade da pessoa humana como se fosse normal, como se fosse natural, como se as vítimas tivessem se colocado naquela situação, ****** COMO SE AS VÍTIMAS TIVESSEM SE COLOCADO NAQUELA SITUAÇÃO !!!! *********.

Por quê insistir no caso do estupro?

Talvez para arranhar a consciência dos grandes vilões desse teatro sinistro: os BY-STANDERS bundões do nosso Brasil Varonil. Talvez para mostrar que a questão tanscende o lixo do BBB imbecilizante e infantilizante para um traço social grotesco da nossa sociedade. “Se fudeu? Antes ele do que eu!” Talvez para mostrar que uma minoria agride, mas uma ampla maioria assiste passiva, e estes sim é que podem fazer a diferença.

O Direito, hoje, consegue alcançar os problemas sociais maiores, as grandes violências, mas falha no caso das micro-violências. A estas, a melhor defesa ainda é um tecido social sadio, empatia, solidariedade, bondade no coração, amor ao próximo.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

.
Referências

BY-STANDERS: Ver post sobre Assédio Moral:

Os “by-standers” apenas observam a situação, por vezes rindo de deboches do agressor, o que legitima a posição dele sobre a vítima. Alguns “by-standers” pensam “melhor que peguem a vítima para Cristo do que eu”. Outros são perversos como o agressor e se satisfazem com o sofrimento alheio, transformado a situação em verdadeiro “mobbing”. Percebam que a ação dos “by-standers” é estranha à cidadania, pois o bem estar coletivo é um direito de todos. E “a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à injustiça em todo lugar” (Martin Luther King – ver piada no final do post!)..
O Insustentável Preconceito do Ser – texto – Rosana Jatobá – Excelente texto sobre o preconceito enraizado em nossa sociedade
.

Um Homem Bom – filme – Exemplo de BY-STANDER e até onde isso pode levar
.

Juízo Final – Nelson Cavaquinho – interpretada por Seu Jorge

.
O sol….há de brilhar mais uma vez

A luz….há de chegar aos corações

Do mal….será queimada a semente

O amor…será eterno novamente

É o Juízo Final, a história do bem e do mal

Quero ter olhos pra ver, a maldade desaparecer

O amor…será eterno novamente

O amor…será eterno novamente

.

Sobre o papel da TV na sociedade moderna

.

Este filme que se chama NETWORK – Rede de Intrigas (segue o link com a ficha do filme no Internet Movie Database, o melhor banco de dados de cinema que conheço).

http://www.imdb.com/title/tt0074958/

Pode ser adquirido em lojas online, comprei faz uns 2 anos por uns 20 reais.

Ou assista alguns trechos no Youtube, como este aqui:

.

.

“Eu sou um ser humano, porra! Minha vida tem valor”

.

Ou especialmente sobre o assunto TELEVISÃO LIXO, este aqui:

.

.

“A televisão não é a verdade, é só um parque de diversões, um circo, um carnaval, um bando de palhaços, […]. É um negócio PARA MATAR O TÉDIO! Se vocês querem A VERDADE, procurem a Deus, procurem seus gurus, procurem a si mesmos! Porque lá é o único lugar que vocês vão encontrar a verdade! […] Nós somos vendedores de ilusões, não de verdades! […] VOCÊS SÃO REAIS, nós somos a ilusão!!”

.

.

PS: O foco principal do Blog continua sendo Tributação e Cidadania, mas o é ilusão pensar nestes temas dissociados da realidade das pessoas vivendo em sociedade. De que adianta saber declarar imposto de renda se vivemos numa sociedade permissiva com diversos tipos de violência agressoras da dignidade da pessoa humana? E justamente pelo nojo que tenho deste tipo de violência, usei palavras mais pesadas neste post.

.

Anúncios
. .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Copyright 2011-2012 | Todos os direitos reservados
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual  CC BY-NC-SA
%d blogueiros gostam disto: