Nova Ciclovia começa a funcionar em Campinas dom: 23/01

A partir de domingo, dia 23, nova ciclovia funcionará em Campinas ligando a Lagoa do Taquaral até o Centro

Ciclovia do Lazer irá ligar Lagoa do Taquaral ao Centro

Publicado: Sábado, 1 de janeiro de 2011 por Luciana Almeida

fonte: campinas.com.br

Sistema vai funcionar aos domingos e feriados, das 7h às 13h

Redação
Foto
Ciclistas terão maior trajeto exclusivo para pedalar em Campinas

Em tempos de feriados é comum ver a Lagoa do Taquaral de Campinas bastante movimentada. Quem passou por lá nas últimas semanas notou que a faixa de ciclista do Parque do Taquaral recebeu pintura nova. Em tom vermelho, a ciclofaixa está chamando a atenção de quem passa por ali. Além da cor, a outra novidade é a extensão do percurso que terá um circuito de mais de 10 quilômetros. Batizado com o nome provisório de Ciclovia do Lazer, o local vai ligar a Lagoa do Taquaral e praça Arautos da Paz até o Bosque dos Jequitibás e o centro da cidade. A previsão é que entre em operação na segunda quinzena de janeiro.

O novo circuito de bikers deve promover novos hábitos e expandir o movimento do uso de bicicletas nas ruas de Campinas, bem como mudanças na paisagem urbana, que já são perceptíveis com o colorido das faixas. Para entender melhor, as ciclovias são espaços de uso exclusivo de bicicletas, separadas da via por algum tipo de elemento físico como guias ou sarjetas. A proposta também é chamar atenção dos motoristas que transitam na via para a segurança, respeito e melhor convivência com os ciclistas que pedalam pela faixa.

Atualmente, Campinas possui 19,7 quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas (sendo 15,7 km de ciclofaixa e apenas 4 km de ciclovia). Só no entorno do Parque Taquaral são 6,5 quilômetros de extensão de ciclofaixa. As demais estão distribuídas em: Barão Geraldo, 1 km de ciclovia e 3 km de ciclofaixa. Na região dos Amarais, ciclofaixa com 5 km de extensão. No Parque Linear Dom Pedro, ciclovia com 3 km de extensão e na região do Barão do Café, ciclofaixa com 1,2 km de extensão.

Conheça o percurso da Ciclovia do Lazer:

A região da Lagoa do Taquaral, com a ampliação da ciclofaixa e a extensão dos trilhos da Maria Fumaça promete ser um dos grandes complexos de lazer da cidade.

O projeto inicial pode ter algumas alterações de percurso até a inauguração. O trajeto total de 10.700 metros irá ligar as seguintes vias:
– Início Portão 8 da Lagoa do Taquaral
– Acesso à Av. Júlio Prestes
– Av. Júlio Prestes, toda extensão até Av. Orosimbo Maia
– Av. Orosimbo Maia, trecho desde Av. José de Souza Campos (Norte-Sul) até Av. Brasil
– Av. Orosimbo Maia, trecho desde Av. Brasil até Av. Francisco Glicério- Av. Francisco Glicério, desde Av. Orosimbo Maia até Largo do Pará
– Av. Aquidaban, desde Av. Francisco Glicério até Bosque dos Jequitibás
– Acesso Av. Aquidaban para Av. Waldemar Paschoal e R. Cel Quirino
– Rua General Marcondes Salgado, desde R. Cel. Quirino até Av. Moraes Sales
– Av. José de Souza Campos, toda extensão até Av. Orosimbo Maia
– Av. Júlio Prestes, desde Av. Orosimbo Maia até Av. N. Sra. Fátima
– Av. Júlio Prestes, desde Av. N. Sra. Fátima até Rua Vital Brasil
– Av. Vital Brasil, desde Av. Júlio Prestes até rotatória Av. Heitor Penteado

Projetos

O plano prevê ainda outras etapas para o futuro, com ligação até a Praça Yasser Arafat, perto do galeria. Para o primeiro semestre de 2011, está prevista a implantação de outra ciclovia na Região do Ouro Verde, integrada ao Parque Linear do Capivari, mas a prefeitura ainda não divulgou detalhes.

Existe também um projeto para a implantação de mais 48,5 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em diversos pontos da cidade: Corredor Campo Grande – projeto de ciclovia com 12,5 km de e extensão, Corredor Ouro Verde – ciclovia com 10 km de extensão, Corredor de ligação entre Ouro Verde e Campo Grande, com o reaproveitamento do antigo leito do VLT – ciclovia com 8 km de extensão. Avenida Comendador Aladino Selmi – ciclovia com 4 km de extensão (faz parte das obras de duplicação da Estrada dos Amarais), Sousas – ciclovia com 6 km de extensão.

De acordo com o Plano Cicloviário de Barão Geraldo, elaborado pelas secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente, existe a previsão ainda de 12 km de ciclovias e ciclofaixas no distrito. Deste total, apenas 4 km foram implantados em 2007.

Outros pontos em estudos são as pistas do Pq. Linear Anhumas (ciclovias e ciclofaixas), Pq. Linear Capivari (ciclovias e ciclofaixas), Marginal do Piçarrão (ciclovia).

Bicicletários também ganham destaque

A EMDEC também possui bicicletários instalados em alguns pontos da cidade, entre eles estão: Estação de Transferência Amarais (10 vagas), Estação de Transferência Sousas (10 vagas), Estação de Transferência Parque Prado (10 vagas) e no Terminal Vila União (20 vagas). Para o Terminal Barão Geraldo há um projeto de implantação de um bicicletário. Estão estão previstos ainda bicicletários em três garagens subterrâneas municipais (Prefeitura – 10 vagas; Rosário – 40 vagas; Mercado – 20 vagas).

—————————————————————————————-

EMDEC oferece dicas de segurança para utilização da ciclofaixa

fonte:emdec.com.br

A Ciclofaixa Campinas – Cidadania em Movimento será inaugurada no próximo domingo, dia 23 de janeiro, e oferecerá uma nova e importante alternativa de lazer para a população campineira, que poderá pedalar por um percurso com 18 km de extensão, entre o Largo do Rosário e a Lagoa do Taquaral.

Além da sinalização especial e de semáforos exclusivos para os pontos de travessia dos pedestres, todo o percurso da ciclofaixa será separado do fluxo de veículos por cerca de 2.700 cones e ainda contará com o monitoramento de 70 agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

No entanto, é importante que os ciclistas também observem algumas dicas de circulação. Ao usar o espaço da ciclofaixa, regras devem ser seguidas para ampliar a segurança de todos que compartilham esse espaço (outros ciclistas, pedestres e também motoristas). Por isso, a EMDEC oferece as seguintes orientações aos ciclistas:

1- RESPEITE A SINALIZAÇÃO
Observe a sinalização: pare ao sinal vermelho, respeite a faixa de pedestres e não faça conversões proibidas.

2- LIMITE DE VELOCIDADE
A Ciclofaixa é espaço de lazer e não para competições. Cuidado com a velocidade.

3- COMPARTILHE O ESPAÇO
Respeite todos os usuários da via e redobre o cuidado com as crianças.

4- CIRCULE SOMENTE NA CICLOFAIXA
Para sua segurança, mantenha-se no espaço demarcado da Ciclofaixa.

5- USE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
É muito importante usar equipamentos de segurança como capacete, óculos, luvas, fitas refletivas nas roupas e na bicicleta, além de buzina.

6- MANUTENÇÃO DA BICICLETA
Verifique sempre as condições da bicicleta, especialmente dos freios e dos pneus.

7- IDENTIFICAÇÃO PESSOAL
Porte sempre documentos pessoais e telefone para contatos. Se tiver convênio médico, a carteirinha do convênio. Caso existam indicações de problemas de saúde, é muito importante informá-lo, por meio de documentos.

8- OBEDEÇA ÀS LEIS DE TRÂNSITO
Nunca ande na contramão da via. Fique atento aos cruzamentos. 95% dos acidentes envolvendo ciclistas acontecem em cruzamentos; e, em menos de 1% dos acidentes o ciclista sofre uma colisão traseira.

9- SINALIZE INTENÇÕES
Respeite os motoristas e procure acenar suas intenções e atitudes.

10- FIQUE VISÍVEL
Use roupas visíveis para ampliar a sua segurança.

11- SEM CICLOFAIXA, CIRCULE À DIREITA
Onde não houver ciclovia ou ciclofaixa, trafegue sempre à direita.

12- CUIDE DA SUA SAÚDE
Hidrate-se durante a atividade física. Antes da atividade, é aconselhável também alongamentos e o uso do filtro solar. Em caso de acidentes, acione imediatamente o SAMU, pelo 192, e procure não mover a vítima.

13- CUIDADO COM O LIXO
Não jogue lixo no percurso da ciclofaixa pra evitar acidentes e manter o espaço seguro e agradável para todos.

 

 

Anúncios
. .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Copyright 2011-2012 | Todos os direitos reservados
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual  CC BY-NC-SA
%d blogueiros gostam disto: