O que vem a ser cidadania?

O que vem a ser cidadania?

sociedade2

O que é cidadania?

Ouvimos algumas palavras mas curiosamente não sabemos exatamente o que significam, ou já foram utilizadas em tantas situações diferentes que fica difícil dizer, exatamente, o que querem dizer.

Cidadania é uma destas palavras.

De acordo com o Aurélio, “cidadania” deriva de ser cidadão, este sendo o “Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado”. Então, quando se fala em cidadania, estamos falando em direitos.

E quando falamos em Estado, falamos em coisa pública, isto é, a reunião da sociedade em torno de objetivos comuns, com bens comuns, que muitas vezes não podem ser individualizados: segurança pública, saúde pública, transporte público, ensino público, saneamento básico.

São as condições mínimas para que possamos viver em sociedade e nos desenvolver enquanto seres humanos (viram o post sobre a dignidade da pessoa humana?).

Então, a cidadania alcança toda esta esfera de conceitos: direitos civis e políticos diante do Estado, sendo este constituído para que os indivíduos busquem a sua realização pessoal. É importante perceber que estes conceitos todos se relacionam com a coisa pública. O Estado existe para cuidar da coisa pública, e não de interesses particulares.

realização

O objetivo de todo ser humano é se realizar, ser feliz

Assim, a cidadania está diretamente ligada ao exercícios de direitos relacionados com a coisa pública. Nos dias de hoje somos bombardeados com propagandas de consumo, de tal maneira que somos induzidos a pensar mais como consumidores do que como cidadãos.

Um reflexo deste fato é verificado olhando 50 anos atrás: qual era o centro de convivência social mais relevante? Pelo que sei das histórias que meus pais contam, era a igreja e a praça.

Hoje, é o shopping center. Não me entendam mal, gosto do capitalismo e de ter acesso a produtos de países do outro lado do mundo quando quiser.

Mas é preciso manter uma consciência cidadã – que não é e não será oferecida ou estimulada pelos meios de comunicação tão influenciados pelo consumo. Talvez por conta de o mercado dar as cartas na grande mídia é que hoje em dia Cidadania, Cidadão, Democracia, Interesse Público e outras palavras que remetem à coisa pública pareçam ser “palavras velhas, fora de moda”.

 

tv

A grande mídia freqüentemente celebra o consumismo, mas não a cidadania

O lado positivo dos dias de hoje é que a comunicação não é exclusividade da grande mídia, e neste sentido a “blogosfera” (nome dado para a comunidade blogueira) é uma ótima fonte de informação em tempo real.

Temos propaganda sobre produtos e serviços, e sabemos de cor quais marcas de carros e bolsas são as mais cobiçadas. Mas e em relação a cidadania, em relação a direitos dos indivíduos e direitos coletivos, como se informar? Como conhecer?

Este blog apresenta idéias e conceitos básicos sobre direitos em Tributação. Confira, também, os links oferecidos, em especial em “links sobre cidadania”. E quais outros assuntos são considerados de cidadania neste blog? Basicamente os que se referem a algum direito, em especial sobre direitos coletivos que podem facilmente passar despercebidos.

mundo

Praticando a cidadania, alcançamos juntos um mundo melhor

Exemplos são os direitos humanos, questões ambientais e direito do trabalho – no qual destaco a atualíssima questão do assédio moral. Ou os interesses do país em uma economia que garanta acesso ao emprego a todos, uma previdência que ofereça aposentadoria digna ao cidadão.

Quando você ouvir falar em Cidadania, pense nos direitos das pessoas, e na defesa dos direitos coletivos destas pessoas dentro da sociedade!!!

Para terminar este post, segue uma iniciativa que é um exemplo de cidadania, os “8 jeitos de mudar o mundo”, como são conhecidos os Objetivos do Milênio determinados pela Declaração do Milênio das Nações Unidas, em 8 de setembro de 2000:

declaracao_milenio_nacoes_unidas

Os objetivos da declaração do milênio são implementados nos “8 jeitos de mudar o mundo”

ObjetivosDoMilenio

Os 8 objetivos do milênio, com meta para 2015

Duas páginas que trabalham o tema (a primeira foi de onde tirei a figura acima):

http://www.nospodemos.org.br

http://www.objetivosdomilenio.org.br

Anúncios
. .

Trackbacks

  1. […] Mas Senna não foi apenas um grande piloto. Poderia ter passado a viver fora do Brasil, e ignorar as mazelas de nosso país, mas a sua preocupação com aqueles que não têm oportunidade de desenvolvimento o levariam a planejar um instituto, projeto interrompido por sua morte prematura – mas abraçado por sua irmã, Viviane Senna, no atual Instituto Ayrton Senna. É um exemplo real de cidadania (como comentado neste post). […]

  2. […] situação em verdadeiro “mobbing”. Percebam que a ação dos “by-standers” é estranha à cidadania, pois o bem estar coletivo é um direito de todos. E “a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à injustiça em todo lugar” (Martin Luther […]

  3. […] “mobbing”. Percebam que a ação dos “by-standers” é estranha à cidadania, pois o bem estar coletivo é um direito de todos. E “a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à injustiça em todo lugar” (Martin […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Copyright 2011-2012 | Todos os direitos reservados
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual  CC BY-NC-SA
%d blogueiros gostam disto: