Imagine que você conheça 20 blogs muito interessantes, mais 10 sites de notícias também muito bons. Mas, vive correndo para cima e para baixo e não tem tempo de acessar os 30 endereços todos os dias. O que fazer?
A solução se chama RSS. Para quem quiser uma explicação mais técnica, sugiro este artigo do site InfoWester. Para quem quiser saber apenas o necessário para utilizar o recurso, vou explicar por aqui.
O serviço RSS envia notícias resumidas assim que elas são publicadas. Estas novas notícias publicadas são chamadas de “feeds” (do inglês “alimentar”,”suprir”). Os “feeds” são emitidos pelos sites / blogs que disponibilizam o serviço RSS, mas para receber os “feeds” é preciso de um programa leitor ou agregador de “feeds”.
Os navegadores atuais já possuem embutidos em si o leitor de “feeds”, mas eu prefiro o Google Reader por apresentar de maneira agradável o conteúdo, portanto vou explicar como este funciona.
Observe que a barra à esquerda, no fundo, lista as minhas “inscrições” – os sites que eu acompanho: Blog do Guerra, Câmara dos Deputados, Falando em Justiça Fiscal e João Carlos Online. Cada vez que um destes sites publicam uma nova matéria, esta página do Google Reader é alimentada. Assim, ao invés de entrar nos 4 blogs, apenas verifico nesta página se há alguma notícia que me interesse. Prático, não?
Para adicionar um site / blog, é preciso clicar no botão “adicionar inscrição”, inserindo o endereço do serviço rss. Este endereço é obtido clicando direito sobre o símbolo de RSS e “copiar atalho” ou “copiar link” na página que se deseja acompanhar. Assim que você terminar o procedimento, o Google Reader carregará na página inicial os posts / notícias do endereço inscrito. Fácil!
Ainda, é possível clicar em “todos os itens” e depois em “mostrar lista”, para o Google Reader mostrar todo o seu potencial: as mensagens são reduzidas a linhas muito parecidas com uma caixa de emails, e facilmente visualizamos 30 posts / notícias, separando o que é de interesse para se ler ou não. Muito mais fácil que entrar em 30 sites, não??
Deixe um comentário