O que é RSS? Veja como este serviço pode ajudar você a acompanhar notícias da internet

Imagine que você conheça 20 blogs muito interessantes, mais 10 sites de notícias também muito bons. Mas, vive correndo para cima e para baixo e não tem tempo de acessar os 30 endereços todos os dias. O que fazer?

A solução se chama RSS. Para quem quiser uma explicação mais técnica, sugiro este artigo do site InfoWester. Para quem quiser saber apenas o necessário para utilizar o recurso, vou explicar por aqui.

O serviço RSS envia notícias resumidas assim que elas são publicadas. Estas novas notícias publicadas são chamadas de “feeds” (do inglês “alimentar”,”suprir”). Os “feeds” são emitidos pelos sites / blogs que disponibilizam o serviço RSS, mas para receber os “feeds” é preciso de um programa leitor ou agregador de “feeds”.

Os navegadores atuais já possuem embutidos em si o leitor de “feeds”, mas eu prefiro o Google Reader por apresentar de maneira agradável o conteúdo, portanto vou explicar como este funciona.

A "cara" do Google Reader

A "cara" do Google Reader

Observe que a barra à esquerda, no fundo, lista as minhas “inscrições” – os sites que eu acompanho: Blog do Guerra, Câmara dos Deputados, Falando em Justiça Fiscal e João Carlos Online. Cada vez que um destes sites publicam uma nova matéria, esta página do Google Reader é alimentada. Assim, ao invés de entrar nos 4 blogs, apenas verifico nesta página se há alguma notícia que me interesse. Prático, não?

Para adicionar um site / blog, é preciso clicar no botão “adicionar inscrição”, inserindo o endereço do serviço rss. Este endereço é obtido clicando direito sobre o símbolo de RSS e “copiar atalho” ou “copiar link” na página que se deseja acompanhar. Assim que você terminar o procedimento, o Google Reader carregará na página inicial os posts / notícias do endereço inscrito. Fácil!

Ainda, é possível clicar em “todos os itens” e depois em “mostrar lista”, para o Google Reader mostrar todo o seu potencial: as mensagens são reduzidas a linhas muito parecidas com uma caixa de emails, e facilmente visualizamos 30 posts / notícias, separando o que é de interesse para se ler ou não. Muito mais fácil que entrar em 30 sites, não??

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
. .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Copyright 2011-2012 | Todos os direitos reservados
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual  CC BY-NC-SA
%d blogueiros gostam disto: